dcsimg Leia Mais - Notícias - Pet Info - Bayer Pet
Bayer Pet - Pet Info

Pet Info

Você sabe o que é a síndrome da disfunção cognitiva canina

Título

A síndrome de disfunção cognitiva é uma delas e trata-se de um transtorno por conta da deterioração dos neurônios e tecidos nervosos do cérebro.

Em virtude disso, o animal começa a demonstrar comportamentos fora do padrão, comprometendo o seu bem estar, como déficit de atenção, tropeços, diminuição da interação com outros animais, mudanças no sono, latidos sem propósito, lentidão, dentre muitos outros.

O tratamento pode trazer melhores condições de vida, embora não cure o animal por completo, já que se trata de uma enfermidade degenerativa.

Sendo assim, o médico veterinário prescreve nestes casos, em linhas gerais, medicamentos específicos, como vasodilatadores cerebrais, que contribuem para a melhora das funções cognitivas, além de uma série de complexos vitamínicos.

A grande maioria dos animais apresentam, na velhice, a síndrome da disfunção cognitiva, sendo os sintomas em maior ou menor grau. é uma doença que pode ser “amenizada” por meio de um estilo de vida saudável e cuidados preventivos.

Essa é uma das muitas síndromes que afetam os pequenos animais e que desperta muita curiosidade nos profissionais de clínicas e hospitais veterinários.

Entender sobre o assunto e saber quais procedimentos podem ser adotados garantem ao animal uma melhor qualidade de vida nesse caso.

Fonte: Revista Veterinaria

Voltar

Confirme seu voto abaixo: