dcsimg Alergias - Gatos - Bayer Pet
Bayer Pet - Tudo sobre Gatos

Tudo sobre Gatos

Alergias

  • Meu pet se coça demais. O que é isso? +

    Cães e gatos se coçam por muitos tipos de doença. O primeiro passo é sempre descartar a presença de sarnas, fungos e bactérias que colonizam a pele. Como são organismos microscópicos, não é possível vê-los em casa, sem auxílio técnico. O diagnóstico tem de ser feito pelo veterinário, a partir de amostras de material coletado da pele do animal.

  • Já levei meu pet ao veterinário, que descartou fungos, sarnas e bactérias. Mas ele se coça. O que pode ser? +

    As doenças alérgicas estão entre as principais causas de coceira de cães e gatos. Para você ter uma ideia de como as alergias são doenças frequentes, de cada 10 animais que se coçam de forma exagerada, 4 deles são alérgicos. E as alergias são basicamente de três tipos:1,2,3

    • Alergia à picada de pulgas e carrapatos;
    • Alergia a ingredientes da alimentação;
    • Alergia a ácaros do ambiente.
  • Eu tenho dois pets e, quando eles pegam pulga, só um se coça sem parar e Fica com feridas. Por que? +

    Provavelmente o cão que fica com feridas é um animal alérgico. A doença alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE) é uma hipersensibilidade a substâncias presentes na saliva de pulgas e carrapatos. Ou seja: uma picada basta para desencadear a resposta alérgica.

  • Como posso ter certeza de que meu Pet é alérgico?+

    O primeiro passo é sempre eliminar pulgas e carrapatos. Mas falando em eliminar mesmo. O animal deve ser protegido de forma contínua ao longo de meses, pois uma única picada basta para colocar tudo a perder. Se você seguir um rígido protocolo de prevenção, e o pet parar de coçar, o diagnóstico está fechado: é DAPE.

  • O que eu faço se eu colocar remédio contra pulga e ele continuar coçando?+

    Se a coceira continuar, mesmo com a eliminação de pulgas e carrapatos, o seu animal pode ter hipersensibilidade alimentar ou dermatite atópica, que é a alergia a ácaros do ambiente. O próximo passo será, então, investigar a hipersensibilidade alimentar (alergia a componentes do alimento). Para isso, ele deverá fazer uma dieta à base de proteínas e carboidratos que nunca tenha comido. A escolha dos ingredientes e a duração da dieta são fundamentais. É importante que essa fase da investigação seja feita com a orientação de um veterinário.

  • Se a suspeita for alergia alimentar, não preciso manter um controle tão rigoroso de pulgas e carrapatos, certo?+

    Errado! Imagine que o seu cão continuou com coceira após a eliminação dos ectoparasitas e que você e o veterinário de sua confiança decidiram investigar a possibilidade de ele sofrer de hipersensibilidade alimentar.
    O animal começa a dieta especial, mas você interrompe a prevenção contra pulgas e carrapatos. Responda: se ele continuar a se coçar será porque a dieta não fez efeito ou porque ele está cheio de pulgas de novo? Impossível saber. Por isso, você tem que mantê-lo livre de ectoparasitas. Se ele continuar se coçando, mesmo sob proteção de um parasiticida e fazendo dieta, é grande a chance de seu animal sofrer de dermatite atópica.

  • Existe remédio para tratar atopia? Ela tem cura?+

    A atopia ou dermatite atópica é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Ela consiste em uma predisposição genética do organismo a reagir de forma excessiva a alérgenos ambientais. Um veterinário pode recomendar produtos tópicos e sistêmicos que ajudem a melhorar as condições da pele e reduzir a inflamação. Mas, nesses animais, independentemente da medicação, a ordem é reduzir a exposição a tudo que possa desencadear a alergia, o que inclui evitar ambientes úmidos e empoeirados, bem como manter o animal livre de infecções cutâneas e, claro, de pulgas e carrapatos. Sim, porque cerca de 80% dos atópicos também são hipersensíveis a picadas de ectoparasitas.2,4,5 Ou seja: o controle de pulgas e carrapatos deve ser permanente em animais alérgicos, não importa qual seja o tipo de alergia.

  • Nunca vi pulgas nem carrapatos no meu animal, mas ele se coça bastante. Preciso colocar produto para prevenir a infestação ou já posso ter certeza de que ele não tem DAPE?+

    Você precisa adotar o uso de um parasiticida. Os estudos revelam que ninguém acha pulgas e carrapatos em pelo menos 2 de cada 10 animais com alergia à picada de ectoparasitas.2,5 Isso acontece porque a maior parte das pulgas vive no ambiente e sobe no cão para se alimentar. O fato de você não ver os parasitas não quer dizer que eles não passem a toda hora pelo corpo do seu animal. Portanto, se ele se coça demais, mesmo que você não veja pulgas, ele pode ter DAPE e precisa de proteção.

  • Qualquer produto contra pulgas e carrapatos serve para os animais que tem essas alergias?+

    Não. Existem produtos no mercado que são administrados por via oral e ficam no sangue dos animais. Nesse caso, se existirem 100 pulgas ou carrapatos, os 100 parasitas precisarão picar o pet para morrer, o que pode ser um pesadelo no caso dos animais alérgicos, nos quais uma única picada pode desencadear toda a crise de hipersensibilidade.

  • Essas alergias pegam na gente?+

    Não. O contato com cães e gatos alérgicos não causará nenhum problema à saúde das pessoas.

Confirme seu voto abaixo: