dcsimg Teste de QI - Pet Fun - Pet Lover - Bayer Pet
Bayer Pet - Pet Lover

Pet Lover

Pet Fun

Teste de QI

Foto do Cachorro

Bem vindo ao Teste de QI de cachorro

Após finalizar cada etapa do teste, digite o resultado nos campos em branco e clique em continuar. Ao final você terá o resultado automaticamente.

Antes de começar, clique no botão abaixo e veja quais são os equipamentos necessários.

Equipamentos necessários:

Equipamentos Necessários
  • Coleira e correia do cão;
  • Um cronômetro (um relógio com ponteiros de segundos pode substituí-lo);
  • Uma lata vazia (para o teste 2);
  • Uma toalha grande de banho (para o teste 4);
  • Uma toalha pequena de rosto (teste 6);
  • Uma pilha de livros pesados ou tijolos e uma tábua (teste 9);
  • Um pedaço grande de papelão (teste 12);
  • Alguns petiscos que seu cão goste (para motivá-lo a resolver os problemas).

Condições a serem seguidas para que o teste seja válido:

  • O cão deve ter no mínimo 1 ano de idade;
  • O cão deve estar vivendo com a pessoa que ministrar o teste por, pelo menos, 3 meses (caso contrário os testes 1, 5 e 10 não serão válidos);
  • É preferível que o cão esteja morando no local por, pelo menos, 10 semanas;
  • A análise dos resultados do teste baseia-se na primeira aplicação do teste.

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

01/11
Teste 1

Teste 1

O primeiro teste é uma medição do aprendizado observacional, pois tem por base uma associação do dia-a-dia que o cão deveria ter aprendido simplesmente vivendo no seu lar atual. Este teste fornece um ponto de partida fácil para testar a inteligência adaptável de seu cão.

Escolha uma hora do dia em que você não costuma passear com seu cão. Constate que seu cão esteja acordado e no mesmo lugar que você está. Quando o cão olhar para você, pegue silenciosamente seu casaco (ou bolsa), suas chaves e a correia do cão (se costuma usar uma) e então pare onde está, sem dirigir-se à porta.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

02/11
Teste 2

Teste 2

Este é um teste de resolução de problemas. Você precisa de uma lata vazia (mais ou menos do tamanho de uma lata de sopa concentrada), algum petisco que o cão goste e um cronômetro (ou relógio com ponteiro de segundos). Primeiro, mostre ao cão o pedaçao de alimento e deixe-o cheirar. A seguir, com muito espalhafato, ponha o petisco no chão e coloque a lata vazia virada sobre ele. Então ligue o cronômetro e encoraje o cão a pegar a isca.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

03/11
Teste 3

Teste 3

Este é o teste de atenção e aprendizado ambiental. Enquanto o cão está fora da casa, você ou um ajudante devem rearrumar a mobília de um quarto que lhe é familiar. Por exemplo, você pode trazer mais algumas cadeiras, empurrar um móvel grande para o centro do quarto, colocar uma mesinha de café em um canto estranho, deslocar uma mesa lateral ao centro do quarto, ou provocar várias outras alterações óbvias no jeito usual de arrumar a mobília. Verifique que pelo menos cinco coisas estejam obviamente fora do lugar. Então traga seu cão e acione o cronômetro enquanto você fica em silêncio.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

04/11
Teste 4

Teste 4

Esta é uma medição de resolução de problemas. Você precisa de uma toalha grande de banho, um cobertor pequeno ou alguma peça de pano pesada de tamanho semelhante. Primeiro confira se o cão está acordado e razoavelmente ativo, e então deixe-o cheirar a toalha. Então com um movimento rápido e suave (você pode praticar uma ou duas vezes sem que o cão esteja presente), jogue a toalha sobre a cabeça do cão, de modo que a cabeça e dorsos dianteiros fiquem completamente cobertos. Acione o cronômetro e observe em silêncio.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

05/11
Teste 5

Teste 5

Este é um teste de aprendizado social. Aproveite um momento em que seu cão esteja sentado a uns dois metros de você sem lhe ter dito explicitamente para sentar-se e ficar. Então olhe fixamente seu rosto. Quando o cão olhar para você, conte até três em silêncio e dê um grande sorriso.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

06/11
Teste 6

Teste 6

Este teste de resolução de problemas é semelhante ao teste 2, mas bem mais difícil. A principal diferença é que este teste exige maior inteligência ao manusear objetos. Você precisa de uma toalha de mão ou um pano de prato (não a toalha grande usada no teste 4). Mostre ao cão um petisco razoavelmente substancial - um biscoito para cachorro é perfeito. Deixe o cão cheirar o petisco, e confira que ele possa vê-lo durante cinco segundos. Então, atuando com grande exagero, ponha o alimento no chão e, enquanto o cão observa, jogue a toalha em cima daquele. Acione o cronômetro e incite o cão a pegar a isca.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

07/11
Teste 7

Teste 7

Este é um teste de memória de curto prazo, e deve vir seguido imediatamente do teste 8. Realize este teste em um cômodo de tamanho médio sem muitos móveis ou outros objetos amontoados. Você precisa de um petisco sem cheiro forte (do contrário, o faro do cão influirá nos resultados). Se seu cão não fica sentado e quieto ao receber a ordem, diponha de um ajudante para segurá-lo. Para começar, prenda o cão com a correia e faça com que ele se sente no meio do quarto. Enquanto o cão olha para você, mostre a ele a isca; ele pode até cheirar o petisco. Então, com encenação muito exagerada (mas sem dizer nada), ponha a isca num canto, tendo certeza que o cão vê você fazer isso. Leve o cão para fora do quarto, dê uma pequena volta e traga-o de novo ao centro do quarto. Sair do quarto e voltar não deve demorar mais de uns quinze segundos. Solte a correia do cão e acione o cronômetro.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

08/11
Teste 8

Teste 8

Este teste de memória de longo prazo acompanha o teste 7 e deve ser aplicado imediatamente após o anterior. O cenário é o mesmo do teste 7. Mas cuide de deixar o petisco em outro canto, não aquela usado no teste de memória de curto prazo. Leve o cão para fora do quarto e fique com ele durante cinco minutos. Então traga-o de volta ao centro do quarto, solte a correia e acione o cronômetro.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

09/11
Teste 9

Teste 9

Este é um teste de resolução de problemas e habilidade de manuseio. Você precisa de algo parecido com uma mesa baixa, que pode fazer com alguns livros grandes ou uma tábua e poucos tijolos. Empilhe dois volumes um pouco separados um do outro, coloque outro livro grande ou uma tábua sobre eles, e depois coloque sobre sua "mesa" mais alguns livros ou outros objetos para que o cão não possa derrubá-la. A idéia é fazer uma estrutura semelhante a uma mesa, bem perto do chão, a fim de que a cão não consiga enfiar a cabeça, mas afastada o bastante para que ele possa mexer com as patas debaixo dela. Entre sete e oito centímetros é a medida certa para cães pequenos e médios. Talvez uma poltrona ou sofá com estofado baixo também sirva. Certifique-se de que seu cão esteja olhando de perto, e mostre-lhe o petisco, permitindo-lhe até cheirá-lo, e depois, com gestos exagerados, ponha o chamariz debaixo da estrutura ou do móvel. Acione o conômetro e encoraje o cão a pegar a isca.

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

10/11
Teste 10

Teste 10

Este é um teste de compreensão de linguagem. O cão deve estar deitado confortavelmente a pelo menos dois metros de você. Com o tom de voz que costuma usar para chamar seu cão, fale "geladeira".

Próximo Passo

Selecione a opção que corresponde ao comportamento do seu pet

11/11
Teste 11

Teste 11

Este teste examina o real processo de aprendizado. Obviamente, a melhor maneira de fazer isso é ver até que ponto seu cão aprende algo realmente bem. Com esse intuito, foi idealizado uma ordem que poucos cães já ouviram - chama-se ordem de frente. A ordem induz um comportamento que provavelmente será tão desconhecido para seu cão quanto a própria ordem: ela simplesmente instrui o cão a levantar-se da posição calcanhar, dar um paso à frente, dar meia volta para ficar frente a frente com você, e então sentar-se com o focinho à altura de seus joelhos. Para obter resultados precisos, você dve realizar o teste em condições padronizadas e constantes; é importante seguir as instruções exatamente, quanto ao número de repetições e padrão de movimentos durante o treinamento. Este teste tomará mais tempo que os outros - cerca de dez minutos se você tiver que efetuar todos os passos até o fim.

Você vai precisar de um bolso cheio de petiscos, e deve usar também de muito elogio ao longo desta breve sessão de treinamento/teste. Comece com cão sentado na posição calcanhar usual - isto é, do seu lado esquerdo.Pressupondo-se que você já ensinou seu cão a sentar-se ao seu lado. Se ainda não o fez, deve fazê-lo antes, como primeiro passo. Todo programa de obediência canina começa pela ordem sente porquê é algo que todo cão civilizado deveria saber e, além disso, é necessária para a sanidade mental do dono.) O cão deve estar com sua coleira habitual e uma correia presa a ela.

Ensaios 1 a 3: Comece dando ordem frente com voz clara, acompanhada de um sinal da mão, que é dar tapinhas com uma ou ambas as mãos sobre suas pernas, bem acima dos joelhos. (Se você já utiliza a palavra frente para alguma outra finalidade, escolha outra ordem, como por exemplo olhe para mim.). Obviamente, seu cão não saberá do que você está falando nesse momento. Portanto, você deverá guiar seu cão para ficar na posição frente. Para fazer isso, dê um passo à frente com o pé esquerdo, dando um puxão na correia do cão, em sentido horizontal diante da cabeça dele, para fazer com que ele se levante e ande um passo ou dois à frente. Então volte atrás com a perna direita, puxando a correia do cão para obrigar o cão a virar para você no sentido horário. Se for um cão grande, talvez você tenha que dar mais um passo atrás. Elogie de imediato o cão, e/ou dê-lhe um petisco. Situe o cão outra vez na posição calcanhar ao seu lado, e repita esta prática nos ensaios 2 e 3.

Ensaio 4 e 5: Estes são iguais aos ensaios 1 a 3, só que você deve dar uma pausa de um segundo após a ordem frente e depois tentar deslocar o cão à posição frente usando o mínimo ou menhum movimento de sua perna esquerda.

Ensaio 6: Este é um ensaio de teste. Dê a ordem frente, mas não tente deslocar o cão fisicamente. Se ele sair do seu lado e for para a posição frente, mesmo que de maneira desajeitada, dê seis pontos e considere o teste encerrado. Se não houver movimento algum após cinco segundos, Aja como se fosse mais um ensaio de treinamento: guie o cão ao lugar certo e recompense-o.

Ensaios e testes subseqüentes: Faça mais dez ensaios de treinamento, como os ensaios 4 e 5, e então teste o ensaio 6.

Ver Resultado

Resultado - Menos que 18 pontos

Cães com menos de 18 pontos são notoriamente deficientes em muitas áreas de sua inteligência adaptável. Pode ser muito difícil conviver com um cão desses.

Resultado 7
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - Entre 18 e 23 pontos

A inteligência desse cão é incerta. Nesta faixa, ele pode ter dificuldades em adaptar-se às exigências da vida cotidiana e às expectativas de seu dono. Entretanto, em um ambiente estruturado, pouco estressante, ele pode se sair até de forma razoável.

Resultado 6
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - Entre 24 e 29 pontos

Este cão é da faixa média baixa. Embora por vezes pareça agir muito inteligentemente, a maior parte do tempo dará a impressão de precisar trabalhar muito para entender o que se quer dele.

Resultado 5
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - Entre 30 e 41 pontos

Esta avaliação representa inteligência média para um cão. Neste faixa, o cão pode mostrar lampejos de brilhantismo interminentes, mas em outras tarefas seu desempenho é as vezes pouco inspirado.

Resultado 4
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - Entre 42 e 47 pontos

Este cão está na faixa média superior de inteligência e será capaz de fazer praticamente qualquer tarefa que compete a um cão comum.

Resultado 3
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - Entre 48 e 53 pontos

É um cão excelente com inteligência extremamente alta

Resultado 2
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Resultado - 54 pontos ou mais

Este cão pode ser considerado brilhante

Um cão com esse nível de inteligência é muito raro, e menos de 5% dos cães em um grupo de padronização (feita a média de todas as raças testadas) atingiram esse nível.

Resultado 1
Pata Cachorro Resultado
  • Menos de 18
  • de 18 a 23
  • de 24 a 29
  • de 30 a 41
  • de 42 a 47
  • de 48 a 53
  • mais de 54

Confirme seu voto abaixo: