dcsimg Leia Mais - Notícias - Pet Info - Bayer Pet
Bayer Pet - Pet Info

Pet Info

Por que cachorros comem grama?

Título

Se você convive com um animalzinho de quatro patas e focinho gelado já deve ter se perguntado por que os cachorros comem grama. é muito comum em um parque observar vários cachorros de todas as raças e tamanhos comendo grama.

Apesar de um pouco estranho ao paladar humano, é muito comum que eles façam isso. Os motivos por que os cachorros comem grama podem ser muitos. A teoria mais comum afirma que eles comem grama e outros matinhos como forma de aliviar o intestino de alguma dor ou incômodo abdominal.

A grama que os cachorros ingerem ou qualquer outra planta verde, geralmente, apresentam propriedades vegetais que podem causar uma pequena irritação gástrica nos cães fazendo com que eles vomitem e sintam um alívio imediato em seu estado de irritação e dor.

Como os humanos, eles podem sofrer de algum distúrbio alimentar causando naúseas, indigestão, infecções e outras doenças por micróbios e parasitas. é da natureza do animal, quando um desses sintomas se apresenta, que eles procurem por algum canteiro com grama ou algum matinho qualquer. Entretanto, a comunidade científica ainda não chegou a um parecer único sobre as causas desse comportamento. Alguns estudos indicam que 80% dos cachorros domésticos comem grama ou outros tipos de mato, mas que não fazem isso necessariamente por problemas estomacais. A cor, o sabor e formato da grama já são particularmente atraentes para o cachorro, que coloca a grama na boca como simples forma de matar a curiosidade ou até mesmo por tédio.

Quais os motivos que levam os cachorros a comer grama

cachorros-comem-grama

  • Fome

Os cachorros comem grama por considerá-la um alimento e o fazem principalmente quando sentem fome. Alguns parentes próximos dos cães, como lobos, raposas, e cães-selvagens comem animais herbívoros e assim, indiretamente, se alimentam das ervas que estavam no estômago desses animais.

  • Dieta deficitária

Ao ingerir uma dieta deficiente em algum tipo nutriente o cachorro se sentirá mais fraco e tentará compensar ingerindo outros tipos de alimento. Esse comportamento pode ser reflexo de algum desequilíbrio na dieta do pet como a falta de vitaminas e minerais. A ingestão de grama e outros matinhos ativa enzimas para a produção de vitaminas A, E e K.

caes-comem-grama

  • Gastrite crônica e dor de estômago

Como comentamos, os animais passam pelos mesmos problemas estomacias que os humanos. O cachorro que come grama está procurando um alívio através do vômito que é provocado pela irritação que a grama causa. Seria um tipo de terapia natural. A clorofila também funciona como um antibacteriano em feridas, combate infecções de gengiva, garganta, entre outras.

  • Ansiedade

Pouca atividade física e mental podem desencadear estresse e ansiedade nos cães. Comer grama, latir muito, mudanças bruscas de comportamento são indícios que algo não está bem com o pet. Muitas doenças e comportamentos estranhos são causados pela falta de atenção com eles. Certifique-se de que ele esteja sempre recebendo os cuidados mínimos necessários que incluem alimentação, vacinas, banhos e, principalmente, amor.

Leve-o sempre para passear, faça visitas regulares ao médico veterinário e separe um momento do seu dia para brincar e mimar o seu cachorrinho.

  • Instinto de caça

Alguns estudos garantem que o cachorro come grama para reunir informações sobre a sua presa. O cheiro e o gosto da presa ficam na grama e, ao ingeri-la, o animal pode sentir sua presença e preparar-se para o ataque mais rapidamente.

é normal comer grama, mas fique atento!

Concluindo, é normal que o pet coma grama de vez em quando, e o por que os cahorros comem grama não deveria ser um tema para gerar grandes preocupações. Entretanto, se cada vez que você leva o seu pet para passear no parque ele passa mais tempo comendo mato do que se divertindo, você deve ficar atento e levá-lo a um veterinário.

Essa visita preventiva ao veterinário é importante principalmente para descartar:

  • Problemas do estômago.
  • Revisar a dieta do cachorro para que tenha mais nutrientes, incluindo mais vegetais, por exemplo.

Fique sempre de olho no comportamento do seu animalzinho de estimação e mantenha sua vacinação sempre em dia. A grama ingerida em parque e locais públicos pode estar contaminada com pesticidas, químicos e até mesmo urina e fezes de outros animais, por isso, é importante dar todas as vacinas para os pets.

Fonte: Cachorrogato

Voltar

Confirme seu voto abaixo: